Há exatos 2 anos, dia 02/02/2022, eu peguei meu passaporto e me senti a pessoa mais poderosa do mundo. Minha longa jornada, com seis anos de pesquisa e de espera, tinha chegado ao fim. Eu tinha realizado meu sonho e agora o mundo não tinha mais fronteiras para mim.
Me lembro como se fosse agora, como eu tremia, suava e chorava, dentro do Consulado da Itália em Belo Horizonte, esperando para ser atendida. Era tanta emoção, um alivio tão grande e um sentimento de conquista enorme, que eu não tinha como me conter.
Quando sentei de frente a atendente e ela viu o meu estado, me disse que eu poderia ficar tranquila, que eu sairia de lá com o meu tão sonhado passaporto.
Foi ali, naquele instante, que eu vi a concretização do meu sonho. O tão esperado “vermelhinho” me deu o poder para vir morar na Europa, para abrir uma nova empresa e para conquistar tudo que eu sempre quis.
E sim, no dia a dia faz toda diferença ter o passaporto, eleito esse ano, pelo The Henley Passport Index, o mais poderoso do mundo, com acesso a 194 países, sem precisar de visto.
Se você também quer o seu, deixe um comentário e siga @travessiacidadania 💚🤍❤️