Cidanania Italiana
Quem tem direito à cidadania italiana?
Todo brasileiro descendente de italiano, sem limite de geração, tem direito à cidadania italiana. A Embaixada da Itália no Brasil estima que no Brasil tenha mais de 30 milhões de descendentes de italianos. Mesmo que você não tenha o sobrenome italiano é possível que seja descendente de um. Podemos pesquisar e descobrir se você é ou não.
Vantagens de ser cidadão italiano
- Possuir o passaporte mais poderoso do mundo e poder visitar 194 países, sem precisar de visto, incluindo Estados Unidos, Canadá e Austrália.
- Morar, trabalhar e estudar legalmente em qualquer um dos 27 países membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxembrugo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia).
- Viajar para qualquer país da União Européia e passar pela fila de europeu na imigração, sem a restrição de 90 dias de permanência, válida para brasileiros.
- Estudar nas melhores universidades do mundo e ainda pagar bem mais barato nas anuidades. O curso de direito em Portugal, por exemplo, brasileiro paga 7.000 euros por ano e europeu paga 700 euros por ano.
- Ter acesso a saúde e educação de alta qualidade, podendo se cadastrar nos postos de saúde e se matricular nas escolas.
- Buscar emprego ou abrir empresa na Europa, com muito mais oportunidades e menos burocracia.
- Conseguir financiamento imobiliário, se beneficiando de valores mais altos e de porcentagem de financiamento maior.
- Obter crédito em lojas, para que suas compras possam ser parceladas.
- Votar e se candidatar a cargos públicos em eleições municipais e europeias.
- Maior proteção diplomática e burocrática, contando com mais uma opção caso haja alguma emergência.
Tipos de Processos para nacionalidade italiana
ADMINISTRATIVA NO BRASIL
Os descendentes de italianos, que consigam comprovar toda a linhagem com os documentos exigidos, entram na fila dos consulados italianos no Brasil e fazem o pedido da cidadania italiana. O processo em Belo Horizonte demora cerca de 3 anos, mas em outras cidades, como São Paulo, por exemplo, pode levar mais de 10 anos.
ADMINISTRATIVA NA ITÁLIA
Os descendentes de italianos, que consigam comprovar toda a linhagem com os documentos exigidos, viajam até a Itália, fixam residência, e dão entrada no pedido de reconhecimento da cidadania italiana. O processo demora cerca de 3 meses.
JUDICIAL MATERNA
Os descendentes de italianos, que consigam comprovar toda a linhagem com os documentos exigidos, mas que tem mulheres casadas com estrangeiros e filhos do casal nascidos antes de 1948, só podem requerer a cidadania por via judicial, na Itália. Pois antes de 1948, as mulheres que se casavam com estrangeiros passavam a ter a nacionalidade do cônjuge, e não transmitiam a cidadania italiana aos seus descendentes. O processo demora cerca de 3 anos. Até 15 pessoas da mesma família podem participar do mesmo processo, diminuindo assim os custos.
JUDICIAL PATERNA
Os descendentes de italianos, que consigam comprovar toda a linhagem com os documentos exigidos, entram na fila dos consulados italianos no Brasil e posteriormente entram na justiça na Itália, contra as longas filas do Brasil. O processo demora cerca de 3 anos. Até 15 pessoas da mesma família podem participar do mesmo processo, diminuindo assim os custos.
CASAMENTO
Os cônjuges de cidadãos italianos também tem direito a cidadania italiana. Porém devem estar casados há pelo menos três anos. Se tiverem filhos este tempo cai para um ano e meio.
FILHOS
Se os filhos forem menor de idade a cidadania italiana é passada automaticamente. Se os filhos forem maior de idade, devem fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana junto com os pais.